domingo, 19 de junho de 2011

Sucesso no e-commerce.

O Sucesso da MegaMamute

Há três anos, o catarinense César Oliveira, 58 anos, proprietário de uma fornecedora de equipamentos a “Microsens”, fundada por ele e sua esposa, Maria Salete, em Londrina no Paraná, passou a observar como era o funcionamento de grandes lojas virtuais, tais como; Submarino, Americanas, e outras a fim de entender como era o funcionamento e os possíveis pontos fortes e fracos, os produtos que vendem e a logística, outros pontos importantes para entender como se da o funcionamento de uma loja virtual para que desse certo.

O Sr. César procurava inspiração para lançar a própria loja virtual, a “MEGAMAMUTE”, que entrou em funcionamento em setembro de 2008 oferecendo produtos de informática e eletrônicos. Os resultados o surpreendem, em 2009 a loja faturou 5 milhões de reais, que resulta em 5% do faturamento da Microsens. As estimativas é que esse valor quadruplicasse até dezembro de 2010. Hoje a loja virtual represente 17% de uma empresa que ele levou 15 anos para construir.
Esse crescimento deve-se pela grande diversidade de produtos colocados a venda e atrelado a isso ele também canalizou prováveis compradores para o site através de sites de busca, ex.; o Buscapé. De acordo com as analises de mercado realizada, ele percebeu que uma das grandes vantagens de uma loja virtual era a grande exposição de produtos e em grandes quantidades. Hoje a “MEGAMAMUTE” oferece cerca de 2000 itens dos mais variados segmentos, informática, eletrônicos, eletroeletrônicos e outros que fazem que o site seja um dos grandes responsáveis pelo crescimento da sua empresa, a Microsens.
Para que as estratégias dessem certas, o Oliveira convidou sua filha, Cristiane Bastos, 32 anos, que mora nos EUA, onde estudava administração e cuidava de uma loja virtual para vender nos Estados Unidos pedras semipreciosas e roupas da grife Rosa Chá. Ela aceitou o convite do pai na hora e hoje ela comanda a MEGAMANUTE da Califórnia, de onde passa todos os planos de marketing e as experiências adquiridas com as visitas freqüentes a empresas do Google, passando a entender melhor o funcionamento dos links patrocinados e sobre os tipos de pagamentos Paypal.
O César Oliveira vem passando pela mesma situação que outros empreendedores, e antes o que ele tinha apenas como algo de baixa relevância de negócio, percebeu o crescimento desse tipo de negócio e o que ele representava a outros empreendedores, a exemplo do grupo Positivo, onde hoje são a segunda maior fabrica de computadores e que apenas no ano de 2009 faturou 2,5 bilhões de reais.
Oliveira aproveitou a ligação entre a MEGAMAMUTE e a Microsens. Os departamentos de recursos humanos, financeiro e jurídico, por exemplo, são compartilhados. Para a logística, ele usou a capacidade ociosa do maior dos três centros de distribuição da Microsens, em Londrina. Um dos desafios do MEGAMAMUTE nos próximos anos é, justamente, não descuidar desse aspecto. “Com o centro de distribuição localizado no sul do país, o site pode perder competitividade nas entregas conforme aumentam os pedidos de longa distância”, diz Alessandro Gil, sócio da Ikeda, especializada em gerenciamento de lojas virtuais, que desenvolveu o site do MEGAMAMUTE. “Talvez em algum momento seja preciso repensar essa logística.”
QRCode

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...