"Todo homem que investe em um imóvel bem selecionado em uma comunidade próspera, adota o método mais seguro de se tornar independente. Imóvel é a base da riqueza." Theodore Roosevelt
sábado, 9 de abril de 2011
Construção sofre com a falta de mão de obra qualificada. (com vídeo)
Construir, vender, decorar e reformar um imóvel: tudo isso é trabalho para profissionais. E com tantos brasileiros comprando a casa própria, não falta serviço - do pedreiro ao arquiteto, do jardineiro ao corretor.
A falta de mão de obra qualificada é hoje o principal problema da construção civil no país. O levantamento aponta que 68,4% dos empresários do ramo estão com dificuldades em contratos empregados aptos a trabalhar de acordo com os padrões.
Na hora de vender os imóveis, entram em cena os corretores. Com o mercado tão aquecido, a profissão ganhou status e atrai muita gente interessada nas comissões. Só em São Paulo, o número de corretores registrados no Conselho Regional cresceu de 2,5 mil para 10 mil em cinco anos. O desafio é fazer o cliente encontrar a melhor oferta.
Além das construtoras e imobiliárias, várias áreas podem oferecer produtos para o mercado da casa própria: desde pintores, eletricistas, encanadores até quem instale a academia dos prédios, quem vende os interfones e até o jardineiro. O setor de serviços ligados a imóveis e técnicos explodiu. Em 2002, gerou pouco mais de 80 mil vagas. Em 2010, foram 410 mil.
E quem está atento a este mercado pode ganhar muito dinheiro. Aproveitando a experiência com criatividade, empresários estão abrindo novos negócios e gerando mais empregos. Tudo isso graças ao maior sonho do brasileiro: a casa própria.
Fonte: Jornal da Band
QRCode
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário